A ministra Cármen Lúcia quebrou o protocolo no discurso de posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), na tarde desta segunda-feira (12). Saiu da mesmice e conquistou a atenção dos ouvintes assim que mencionou as primeiras palavras. E de uma forma criativa e muito habilidosa.
É mais ou menos lógico que, se nós iniciarmos um discurso dizendo o que os ouvintes imaginavam que iríamos dizer, não haverá nenhuma novidade, e o risco de perdermos a concentração da plateia já na introdução é considerável. Pelo que já ouviram em situações semelhantes, os ouvintes já sabem mais ou menos a mensagem que terão pela frente.
Por isso, temos de pensar sempre em uma forma de sairmos da mesmice, abandonarmos o lugar-comum e encontrarmos uma informação inusitada, muito diferente, para que os ouvintes sejam fisgados nos primeiros instantes da apresentação. O mais interessante é que a ministra se valeu desse recurso em situação pouco recomendável para sua utilização. Foi genial.
Leia mais em: http://economia.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/reinaldo-polito/2016/09/13/saia-da-mesmice-para-conquistar-plateia-como-fez-carmen-lucia-do-stf.htm

Nenhum comentário:
Postar um comentário